segunda-feira, maio 09, 2005

Desglobalização

Actualmente fala-se muito da globalização. Muitos são a favor, muitos são contra, mas ninguém a nega e quase todos a classificam como um fenónemo relativamente recente.

No entanto há fortes evidências do contrário, o que sucede cada vez mais é uma desglobalização. Não sei se alguém já reparou mas a última guerra que mereceu o título de Mundial acabou há 60 anos.

Isto não mostra um enorme retrocesso? Não é como se deixassem de existir mundiais de futebol para passarem a existir apenas alguns campeonatos regionais? De vez em quando, vá lá, assiste-se a um confronto entre equipas de diferentes continentes, tipo a selecção dos EUA visita o Iraque, estando estas disputas nas parangonas da imprensa durante muito tempo devido à falta de um bom conflito global.

Contudo nem tudo é mau, há fortes esperanças que esta situação se altere: actualmente contamos com líderes da craveira de George W. Bush, Vladimir Putin, Blair ou Sharon, apenas para citar alguns. Cada um tem provas dadas de conseguir organizar uma bela carnificina global com números capazes de envergonhar as anteriores guerras apelidadas de mundiais. Contamos com eles, queremos dar aos nossos netos (caso não tenhamos sido exterminados), daqui a 60 anos, motivos para fazerem filmes, homenagens e memoriais.